sexta-feira, 2 de setembro de 2011

inovar pode ser simples e barato

veja a integra em www.trendwatching.com

Junho / Julho 2011 |

Todos os anos, mais ou menos nesta época, nós apresentamos um Trend Briefing um pouco mais leve do que o normal, concentrando-se quase que exclusivamente
nas inovações infinitas e emocionantes que pipocam pelo mundo
todo.

Bem vindo a INNOVATION EXTRAVANGANZA (FESTA DA INOVAÇÃO) ;-)

Inovar é a única maneira de sobreviver na arena dos negócios cada vez mais global e competitiva. Quando dizemos inovação, estamos falando de qualquer coisa que vá fazer os consumidores gastarem, e de preferência aquele tipo de gasto que inclua os seus produtos, serviços e experiências.

E como todo mundo, de Seth Godin ao Harvard Business Review, fornece a você insights excelentes e inspiradores, além de teorias sobre a inovação como modo de pensar, processo e
modo de vida, nós gostaríamos de contribuir com a conversa dando exemplos de reais inovações de B2C (de empresas para os consumidores finais). Dúzias delas. Nós enxergamos a
questão assim:

INNOVATION EXTRAVAGANZA

Nunca vão faltar empreitadas, marcas, bens e serviços espertos, que atendam os desejos e as
necessidades dos consumidores de maneiras novas e surpreendentes.

Aliás, como o mundo todo hoje se dedica à destruição criativa, a INNOVATION EXTRAVAGANZA está a nosso cargo.

Então, sim, as dúzias de inovações que reunimos para este Trend Briefing são apenas a ponta do iceberg. Invente, aprimore, copie… ou morra na praia.

Qual é a conexão entre INNOVATION EXTRAVAGANZA e tendências de consumo?
Por mais que nós nos concentremos em tendências de consumo emergentes e mudanças no comportamento dos consumidores, nós nunca nos cansamos de observar que tendências só servem para uma coisa: inspirar você a inovar, a criar novos bens, serviços e experiências para (ou, ainda melhor, com) os seus clientes.

Para dicas a respeito de como transformar tendências e insights em inovações, releia a parte ‘Apply’ (Aplicação) da nossa seção Tips (Dicas)

Inovação: não só em laboratórios, nem sempre sérias, não necessariamente caras.

Mais três reflexões sobre a inovação:

• A inovação não tem necessariamente a ver com pessoas de avental branco trabalhando em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Na nossa atual Economia de Experiência, inovações de mercado são igualmente importantes, e com frequência se sobrepõem às inovações técnicas.

• Além do mais, como os desejos dos consumidores às vezes são fúteis, novos produtos e serviços também podem ser. De verdade, a inovação não precisa ser tão séria o tempo todo.

• Em terceiro lugar, fazer ou começar algo novo não precisa custar mundos e fundos. Muitas das inovações apresentadas neste briefing aproveitam a maleabilidade e a criatividade, não orçamentos enormes.


Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)

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