terça-feira, 5 de novembro de 2013

O QUE VOCÊ VENDE?

   Faz algum tempo que deixou de ser polêmica que todas as empresas vendem serviços. Mesmo aquelas que entregam algum produto.

   Os refrigeradores atendem a necessidade de conservar alimentos, os aparelhos de mp3 são o meio de escutar música, assim como, os televisores são ferramentas para assistir programas,  filmes e séries. Embora o refrigerador traga em seu produto o serviço que se propõe, o mp3 e o televisor trazem um pacote básico de serviços e a possibilidade de complementar a experiência. Pode ser comprar música direto pela Internet ou contratar serviços de streaming (como netflix). Algumas empresas, no entanto, vendem serviços sem que o cliente leve absolutamente nada para casa. É assim com as escolas de música, academias de ginástica, etc..

   Mesmo nas vendas em que o cliente leva apenas um contrato assinado, há uma expectativa de futuro, uma ideia de relacionamento com a marca.  Basta pensar que praticamente todo consumidor prefere o modelo novo do carro,  mesmo se a mudança tiver sido apenas o desing das lanternas e a cor da iluminação interna.

PS- As pessoas compram uma expectativa de futuro, de relacionamento com a marca.

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