sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

TRABALHA ou FAZ BARULHO

   Um dia conversava com um colega de trabalho que me relatou o "conceito" de seu pai, dono de um pequeno comércio em São Paulo: - "No mundo do trabalho só existem dois tipos de pessoas: - Os que trabalham e os que fazem barulho"!

   Muito provavelmente ele não conhecesse Taylor ou Peter F. Druker, Jim Collins entre outros. Tomando emprestado o pensamento do pai do Marco Aurélio,  podemos fazer um rápido "radar" com as pessoas que trabalhamos e rapidamente pensar quais são os que trabalham e quais os que fazem barulho. Existem também as combinações daqueles que trabalham e fazem barulho em diferentes proporções (90-20% ou 50-50%, etc.). Depois podemos imaginar um cenário futuro do nosso ambiente de trabalho e começar a trabalhar para ele se tornar realidade.

   Tomado emprestado o conceito dos que trabalham e dos que fazem barulho, qual deveria ser o foco de uma seletiva para um novo funcionário? Muita conversa ou alguma prática?  Longa entrevista ou uma experiência fora da empresa para ver na prática as atitudes sociais e comportamentos que expressam os valores do candidato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário