terça-feira, 8 de outubro de 2013

golpe de mestre.. será?!

Neste momento, no cenário político nacional, a notícia que mais se comenta, sem nenhuma dúvida, é a adesão da (ex?) pré - candidata Marina Silva ao PSB (ou seria, PBS, ou PPSF, ou sei lá...)

E o que queremos comentar é o que este assunto tem com o nosso blog?
Política ? não tem nada a ver conosco... mas as "marcas" dos políticos tem tudo a ser comentado.

Acontece que no Brasil os partidos políticos não tem nenhuma representatividade, o que leva os eleitores a votar neste ou naquele partido são as pessoas, os candidatos, as candidatas.

E, ao ter negado o registro para seu partido, Marina Silva teve pouquissimo tempo para pensar, conversar e convencer seus correligionários de que não poderia estar novamente fora da corrida presidencial em 2014.

 A "marca" Marina Silva pretendeu no exato momento em que anunciou sua decisão, transferir os seus quase 20 milhões de votos em 2010 para  Eduardo Campos, neto de Miguel Arraes e (será?!) candidato ao pleito no próximo ano.

Existem sinergias entre as "marcas"? Falam a mesma lingua? Tem as mesmas bases e filosofias? Pensam de maneira semelhante? se complementam de alguma maneira?

As reações imediatas mostram que ainda há um bom caminho a se percorrer, muita discussão a ser feita, muita agua vai passar por debaixo desta e de muitas outras pontes...

Marcas não costumam transferir seu prestígio, seus valores, suas crenças e seu público simplesmente se associando (ou comprando) outras marcas. Sempre existem barreiras iniciais e algumas intrasnponíveis no meio do caminho (e as vezes no começo E no fim...).

Tanto é que algumas empresas compram marcas e mantém seus nomes bem pequenininhos no verso da embalagem, quase sumido depois do código de barras, abaixo da complicada tabela nutricional e ao lado da composição do produto.

Nada impede, claro, que ao se deparar com a urna eletronica no próximo ano, os eleitores surpreendam o poder assumido e apertem o botão evidenciando o dissabor que estão vivendo atualmente.

Será?

2014 vem aí...

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