quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SERVIÇOS NOS PRODUTOS

   Já faz algum tempo que deixamos de comprar coisas e passamos a querer serviços. Basta um breve retorno na história para lembrarmos que a marca automobilística com melhor reputação no país associava o número superior de concessionárias como vantagem competitiva.

   São muitos os exemplos possíveis de ilustrar onde as empresas usam produtos para vender serviços. A principal fabricante de produtos da linha branca (geladeiras, fogões,  lavadoras, etc.) se apoiou no mesmo conceito de mais assistências técnicas. A versão atual dos serviços através dos produtos chegou pelo aumento do prazo tradicional de 1 ano de garantia. Se a legislação brasileira determina 1 ano, a HYUNDAY oferece 5 anos e a JAC oferece 6 anos ambas sem limite de quilometragem. A SANSUNG chega a oferecer 10 anos em alguns de seus produtos. Claro que existem condições para desfrutar destas garantias. Normalmente são atreladas a periodicidade de revisões em oficina das próprias marcas.

   Além da garantia de receita com revisões exclusivamente nas concessionárias, longas garantias costumam trazer "na garupa" o entendimento que ninguém seria louco de ficar consertando algo de graça, portanto, tem qualidade.

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