sexta-feira, 7 de março de 2014

TUDO MOSTRA ENTUSIASMO

   O livro "Nos bastudores da Disney" de Tom Connellan trata fundamentalmente de 7 lições* que passam por concorrência, gestão de pessoas, gerenciamento de patrimônio entre outros pontos. Uma das mais improváveis de presenciarmos é a lição 4 - "tudo mostra entusiasmo".

   Fundamentalmente seria encontrar cada detalhe da arquitetura, cada funcionalidade organizada, todos os relógios na hora certa, todas as lâmpadas funcionando, etc. TUDO que interfere direta ou indiretamente na experiência dos clientes internos** e externos receber tanta energia e atenção quanto controle de estoque, um evento especial, metas comerciais, etc.. Apesar do paradoxo do bom ser inimigo do ótimo ou o contrário, parece que os brasileiros gostam de cultivar a mediocridade. Qualquer restaurante que entregue um suco de abacaxi forte e com pouco açúcar e a carne bem passada para quem pediu assim além de se diferenciar ainda surpreende.

   As relações comerciais no mercado brasileiro estão muito mais maduras, com muitos concorrentes na maioria dos segmentos. Apesar do crescimento, quem faz o básico bem feito ainda chama a nossa atenção. IMAGINE alguma empresa que vivesse a cultura do "tudo mostra entusiasmo"?

*1- Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara, 2- Fantástica atenção aos detalhes,  3- Todos mostram entusiasmo, 4- Tudo mostra entusiasmo, 5- Múltiplos pontos de escuta, 6- Recompensa- Reconhecimento de-Comemoração,  7- Todas as pessoas são importantxs.
** Cliente interno = Funcionário

falecom@esistere.com.br

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