terça-feira, 8 de abril de 2014

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO

O tema Planejamento Estratégico nunca sai de moda, supera todas as novas tendencias da administração e se mantém sempre um tema atual.

Isso acontece porque é fundamental que se planeje tudo o que se relaciona com a sua Empresa: quais os objetivos a serem atingidos, as maneiras de entregar seus produtos ou serviços, de encontrar novos clientes, de desenvolver novos produtos ou serviços, de desenvolver novos fornecedores, de entender como melhorar o fluxo de entrega de produtos, de treinar o pessoal interno, enfim, de tudo o que diz respeito ao bom funcionamento da Empresa.

Normalmente este exercício é desenvolvido a partir de agosto / setembro para pensar no próximo ano. Nele estão (ou podem estar) contidas informações de mercado, dos concorrentes, de pesquisas realizadas com clientes ou não - clientes, da cadeia produtiva, do setor do mercado em que sua Empresa atua, enfim, de informações relacionadas ao seu negócio.

E por que dizemos que este exercício pode ajudar voce a diferenciar sua Empresa?

Porque, como sempre comentamos, a partir de análise como estas que mencionamos, é possível voce entender mais e melhor o comportamento dos seus clientes, as necessidades deles, a dinamica do negócio, que tipo de produto ou serviço ele pode estar procurando (e que voce ainda não atende...), quais os serviços ou produtos que seus concorrentes oferecem e sair na frente deles oferecendo melhorias nos seus processos atuais e também novidades no mercado.

Mas, acredite, nada disso vai acontecer se voce fizer o exercício, montar planilhas e apresentações e não avisar suas equipes aonde a Empresa quer chegar e, principalmente, qual o papel que cada um deles precisa desempenhar para atingir os objetivos.

Além disso voce precisa entender que tipo de capacitação será necessária para que todos colaborem para atingir o alvo. Treinar e motivar as pessoas de dentro da sua Empresa.

Eles vão fazer toda a diferença, acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário